Visita à ETAR

  
       No passado dia 5 de Novembro, o grupo, como já tinha planificado, realizou uma visita guiada à ETAR de S. Nicolau, a mais importante do concelho de Marco de Canaveses.

        O objectivo da visita foi descobrir quais os métodos e instrumentos usados para restituir a água ao seu estado puro. Nos dias de hoje, receia-se cada vez mais a escassez da água e para que isto não aconteça, é necessário garantir a sua reciclagem, não podemos deixar que após usada pela primeira vez, o seu destino seja aleatório e o seu uso descartado.
        Ao entrarmos na ETAR, fomos imediatamente recebidos por uma engenheira que nos guiou até à sala de controlo, a partir da qual se monitorizam e controlam todas as actividades realizadas por cada uma das diferentes secções. Ai recebemos uma explicação sobre o funcionamento da ETAR, a quantidade de água tratada, o destino dos diferentes sub-produtos,...



        Ficamos bastante surpreendidos com o estado em que a água chega à ETAR: como seria possível que uma água tão suja e plena de resíduos como aquela, pudesse voltar a ser utilizada? A resposta chegou com a visita às diferentes secções. Através de diferentes processos químicos e mecânicos, as diferentes impurezas são removidas da água, e no final a água, num estado bem diferente daquele em que entrou, é devolvida ao rio, onde posteriormente poderá voltar a ser usada.




        No final da visita, sabíamos já não só como funciona uma ETAR, como também qual a sua importância nos dias de hoje. Devolvendo cerca de 600 a 700 metros cúbicos de água por dia ao rio, permite que a água continue permanentemente o seu ciclo, e que as pessoas do concelho de Marco de Canaveses possam ao longo do tempo continuar a usufruir de água limpa para as suas necessidades.

O grupo.


0 comentários:

Enviar um comentário