Visita à Barragem do Carrapatelo


Hoje foi um dia muito importante, um dia com muita expectativa. Finalmente fomos conhecer uma barragem: como funciona, como são as instalações, como produzir energia a partir da água, etc. Esta visita foi realizada em parceria com o grupo “Ecolutions” o que tornou a visita ainda mais animada.
Chegados ao parque de estacionamento, fomos convidados a entrar e recebidos pelo senhor engenheiro, que nos explicou a parte teórica do funcionamento de uma barragem. Em seguida fomos visitar as instalações da barragem. Eram gigantes! Havia imensas máquinas, todas com funções diferentes e indispensáveis para o bom funcionamento desta. No entanto, as partes mais divertidas da visita estavam a aproximar-se. Entramos numa cabine onde estava o gerador, cuja função é transformar a energia de movimento em energia eléctrica. A visita foi continuando, ate que deixamos de poder andar de elevador e tivemos que descer as escadas. Descemos, descemos e acabamos por visitar o fundo rio (16 m abaixo do nível de água), onde descobrimos que seria um bom lugar para abrigar um negócio – um bar! E, deste modo, a animação continuava.
Subimos até chegar novamente ao nível das águas e dirigimo-nos para um recinto onde era possível ver as comportas. E como é obvio, pedimos ao senhor engenheiro para abrir uma comporta! Foi espectacular. Assistimos maravilhados a este momento e a toda a visita. Superou, sem dúvida, as nossas expectativas e foi mais uma óptima experiencia que vivemos, nesta descoberta do “munda da água”!




0 comentários:

Enviar um comentário