Visita à Barragem do Carrapatelo


Hoje foi um dia muito importante, um dia com muita expectativa. Finalmente fomos conhecer uma barragem: como funciona, como são as instalações, como produzir energia a partir da água, etc. Esta visita foi realizada em parceria com o grupo “Ecolutions” o que tornou a visita ainda mais animada.
Chegados ao parque de estacionamento, fomos convidados a entrar e recebidos pelo senhor engenheiro, que nos explicou a parte teórica do funcionamento de uma barragem. Em seguida fomos visitar as instalações da barragem. Eram gigantes! Havia imensas máquinas, todas com funções diferentes e indispensáveis para o bom funcionamento desta. No entanto, as partes mais divertidas da visita estavam a aproximar-se. Entramos numa cabine onde estava o gerador, cuja função é transformar a energia de movimento em energia eléctrica. A visita foi continuando, ate que deixamos de poder andar de elevador e tivemos que descer as escadas. Descemos, descemos e acabamos por visitar o fundo rio (16 m abaixo do nível de água), onde descobrimos que seria um bom lugar para abrigar um negócio – um bar! E, deste modo, a animação continuava.
Subimos até chegar novamente ao nível das águas e dirigimo-nos para um recinto onde era possível ver as comportas. E como é obvio, pedimos ao senhor engenheiro para abrir uma comporta! Foi espectacular. Assistimos maravilhados a este momento e a toda a visita. Superou, sem dúvida, as nossas expectativas e foi mais uma óptima experiencia que vivemos, nesta descoberta do “munda da água”!




Visita de Estudo ao Porto com o Infantário


               Por fim o dia chegou! Foi o prémio do esforço exercido para a realização desta visita.
            Saímos do infantário por volta das 9:15 h da manhã e dirigimo-nos em primeiro lugar ao Sea Life. Nenhum elemento do grupo tinha visitado as instalações deste edifício antes. Vimos diversas espécies de peixes de todas as formas e cores! Tanto o grupo, como os meninos e as professoras adoraram esta visita: vimos os monitores a alimentarem os tubarões, ouvimos a plicação acerca das raias e dos seus diferentes aspectos entre muitas outras curiosidades.
            De seguida dirigimo-nos para o parque da cidade para aí passarmos uma agradável hora de almoço. Felizmente o tempo ajudou à realização do piquenique! No final de almoço, demos um belo passeio pelo parque da cidade! Para uma maior segurança dos meninos e como iríamos para uma área onde existia um lago os meninos mais “traquinas” foram distribuídos por cada um dos elementos do nosso grupo. Deste modo estabelecemos um maior contacto com as crianças o que nos agradou bastante e nos proporcionou momentos únicos de divertimento! Regressamos à nossa infância de novo. Ainda num parque da cidade vimos uma grande quantidade de patos, cisnes e gansos que logo nos vieram acolher da melhor forma.
Por último, visitamos o Pavilhão da Água e o interesse das crianças pelas experiencias provocou uma grande interacção entre crianças e as guias.
Em conclusão, achamos que todo o trabalho que desenvolvemos e todos os contactos que fizemos valeram, sem dúvida, a pena. Os sorrisos escancarados na cara das crianças fazem que tudo o que fazemos por elas valha a pena!