Visita à ETAR

  
       No passado dia 5 de Novembro, o grupo, como já tinha planificado, realizou uma visita guiada à ETAR de S. Nicolau, a mais importante do concelho de Marco de Canaveses.

        O objectivo da visita foi descobrir quais os métodos e instrumentos usados para restituir a água ao seu estado puro. Nos dias de hoje, receia-se cada vez mais a escassez da água e para que isto não aconteça, é necessário garantir a sua reciclagem, não podemos deixar que após usada pela primeira vez, o seu destino seja aleatório e o seu uso descartado.
        Ao entrarmos na ETAR, fomos imediatamente recebidos por uma engenheira que nos guiou até à sala de controlo, a partir da qual se monitorizam e controlam todas as actividades realizadas por cada uma das diferentes secções. Ai recebemos uma explicação sobre o funcionamento da ETAR, a quantidade de água tratada, o destino dos diferentes sub-produtos,...



        Ficamos bastante surpreendidos com o estado em que a água chega à ETAR: como seria possível que uma água tão suja e plena de resíduos como aquela, pudesse voltar a ser utilizada? A resposta chegou com a visita às diferentes secções. Através de diferentes processos químicos e mecânicos, as diferentes impurezas são removidas da água, e no final a água, num estado bem diferente daquele em que entrou, é devolvida ao rio, onde posteriormente poderá voltar a ser usada.




        No final da visita, sabíamos já não só como funciona uma ETAR, como também qual a sua importância nos dias de hoje. Devolvendo cerca de 600 a 700 metros cúbicos de água por dia ao rio, permite que a água continue permanentemente o seu ciclo, e que as pessoas do concelho de Marco de Canaveses possam ao longo do tempo continuar a usufruir de água limpa para as suas necessidades.

O grupo.


Jogos Infantis

        No dia 21 de Outubro, o grupo reuniu-se para iniciar um dos principais projectos em mente: a interacção com as crianças e a elucidação para a importância da água. Como já foi referido, o grupo pretende para além de realizar uma visita ao infantário onde irá realizar uma série de experiências educativas e sensibilizantes, oferecer alguns jogos lúdicos que focam a água, sendo esta a parte que iniciamos.
        Surgiram várias ideias, como a construção de um jogo de cartas de memória, um jogo de tabuleiro, etc, pelo que começámos a por as mãos à obra e ver onde a imaginação e criatividade nos levava. Ao longo do dia a cartolina, a cola, e as tintas foram uma constante e o grupo esforçou-se ao máximo para construir jogos o melhor possível para depois oferecer às crianças do infantário.
        O produto final, embora incompleto, agradou-nos. Foi um dia bastante produtivo, e em próximos encontros, esperámos construir mais e melhor jogos para informar as camadas mais jovens acerca deste tema tão fulcral nos dias de hoje que é a água.

O grupo.



Actualização

      
        O grupo tem andado muito atarefado na realização das tarefas a que se predispôs. Desde o carro movido a hidrogénio às diversas visitas a realizar, não temos parado desde o início das aulas para que o nosso projecto decorra como o planificado, pelo que trazemos hoje uma pequena actualização das actividades que temos vindo a realizar e que continuaremos a desenvolver nas aulas de Área de Projecto:

  • Elaboração de um carro movido a hidrogénio (usando água como combustível);
  • Visitas à ETAR de S.Nicolau, ao Pavilhão da Água e a uma barragem;
  • Construção de um mini pavilhão da água com experiências interactivas e divertidas;
  • Planificação de visitas ao infantário e à escola primária para realizar experiências e explicar o ciclo da água;
  • Estruturação de um inquérito sobre o uso e a poupança de água pelas pessoas;
  • Realização de jogos lúdicos tendo a água como tema para entrega às escolas.
        Com o desenrolar das aulas, esperamos que todos os nossos projectos se desenvolvam de forma propicia e que consigámos realizar todos os produtos finais.

O grupo.

Paulo Gonzo - Espelho de Água